quinta-feira, 16 de abril de 2009

Projeto: Bichonário

Projeto: Bichonário

Justificativa:

O Projeto surgiu após uma roda da conversa, onde os alunos contaram o que gostavam de fazer, alguns citaram brincar com seu animal de estimação e outros só para entrar na conversa começaram a dizer o que gostariam de ter, mas que as famílias não deixavam. Durante a conversa também surgiu comentário sobre alimentação e cuidados. Alguns citaram que gostariam de ter bichos do zoológico. Sendo assim, resolvi realizar este projeto visando ampliar as informações que eles possuem, aproveitando o interesse pelo assunto.

Objetivos:

Possibilitar as crianças identificar as características de cada animal, seus habitats, sua alimentação, seus cuidados e sua importância para o equilíbrio do ecossistema e sua preservação.

O que se espera que o aluno aprenda:

Definir de diversos animais suas próprias características;

Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade ( locais onde vivem, sua alimentação, sua utilidade para o homem, e outras peculiaridades relativas a cada espécie).

Utilize todo o conteúdo do estudo em prol da sua alfabetização, do conhecimento científico e raciocínio matemático.

Objetivos específicos:

Língua portuguesa:

  • Saber participar, ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto, desenvolvendo assim sua oralidade e seu senso crítico;
  • Aprender os conteúdos conceituais (alfabeto,ordem alfabética,uso de letras maiúsculas e minúsculas,vogais e consoantes,segmentação de escrita, separação de sílabas, pontuação, substantivos) dentro do contexto;
  • Participar das produções coletivas com mais informações;
  • Identificar diferentes tipos de textos ( textos informativos, fichas, poesias, música, fábulas, listas, textos coletivos);
  • Resolver cruzadinhas, caça-palavras;
  • Produzir diferentes gêneros textuais ( listas, descrições, textos coletivos e frases).

Matemática:

  • Quantidade
  • Numerais ( leitura e escrita)
  • Interpretação de gráficos ou tabelas
  • Adição
  • Subtração
  • Formas geométricas
  • Situações problemas
  • Ordem crescente, decrescente
  • Sucessor e antecessor
  • Maior e menor
  • Conjunto

Ciências Naturais e os temas transversais (natureza e sociedade, meio ambiente, ética e cidadania.

  • Moradia (habitat)
  • Órgãos do sentido
  • Alimentação
  • Conservação
  • A proteção da fauna
  • Animais em extinção
  • Partes do corpo e cobertura
  • O dia e a noite ( hábitos noturnos ou diurnos)
  • Diferenças entre os animais selvagens e domésticos
  • A família e os bichos de estimação
  • Locomoção dos animais ( Aquáticos, aéreos ou terrestres)
  • Classificação dos animais: Répteis, Anfíbios, mamíferos, aves , peixes e insetos.
  • Espécies extintas
  • Higiene e saúde (doenças transmitidas por animais)

História e Geografia:

  • Relacionar o presente, passado e futuro ( animais extintos e em extinção)
  • Exercer sua cidadania, preservando o meio ambiente
  • Localização do País de origem dos animais estudados e do seu País, Estado, cidade e bairro.
  • Animais da cidade e do campo, localizando-se no contexto.

Atividades:

· Leitura de Textos Informativos

· Pesquisa na internet

· Jogos diversos

· Quebra-cabeça

· Cruzadinha

· Ligue-pontos

· Recorte e colagem

· Caça-palavras

· Pinturas

· Listagens

· Mímicas

· Dobraduras

· Máscaras

· Escrita espontânea

· Filmes

· Ditado diagnóstico

· Painéis

· Gráficos

· Situações problemas

· Teatro de fantoches

· Animais com sucata

· Tangran

Material didático/ recursos:


· Livros didáticos e para didáticos;

· CDs/ som

· Televisão/filmes/DVD

· Papéis diversos ( cartolina, crepom,laminado, papel cartão, sulfite, papel dobradura)

· Internet/computador/softwares

· Folhas xerocadas

· Folhas mimeografadas

· Tintas e pincéis

· Lápis coloridos e giz de cera

· Hidrocor

· Máquina fotográfica

· Painéis

· Revista/ jornais

· Livros de literatura infantil

· Textos informativos

· Cola branca

· Cola quente

· Tesoura de picotar

· Tesouras

· Fichas, figuras

· Tecidos

· E.V.A

· Material dourado

· Alfabeto móvel

· Fantoches

· Jogos diversos

· Sucatas


Passeios:

· Zoológico Municipal de Bauru

· Jardim Botânico de Bauru

· Duratex - Agudos

Filmes:

Filme

Animal estudado

Letra estudada

Bolt – O super cão

Cachorro- gato

C, G

Horton e o Mundo dos quem!

Elefante

E

Garfield

Gato- cachorro

G ,C

Madagascar

Hipopótamo-girafa-leão-zebra

H Z

Rei leão

Leão e hienas

L

Tarzan

Macaco

M

Happy Feet -

Pinguim

P

O Cão e a raposa

Raposa

R

Procurando Nemo

Tartaruga

T

O Bicho Vai Pegar

Urso

U

O segredo dos animais

Vaca

V

Madagascar 2

Zebra-leão-hipopótamo-girafa

Z

Produto final: Álbum dos animais e Portfólio Digital (relatos, atividades e fotos).

14 comentários:

  1. Gostaria de usar sua ideia com meus alunos da educação infantil. Creio que será muito produtivo com eles.
    Rosana

    ResponderExcluir
  2. Oi que projeto maravilhoso, gostaria de aplicar na minha turma. Você poderia enviar pelo email.
    wilhysandra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Oi que projeto maravilhoso, gostaria de aplicar na minha turma. Você poderia enviar pelo email.
    wilhysandra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Boa-noite ! precisamos aplicar este projeto no inicio de agosto porem não tive acesso ao material que minha coordenadora comentou . vc pode mandar o material para que eu possa estuda-lo? meu email meire.silvasp@uol.com.br
    grata

    ResponderExcluir
  5. procurando ideia para trabalhar animais, encontrei seu projeto amei. parabéns!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Que maravilha! !! Se tiver como enviar pra mim vou aplicar com minha turma do 1 ano clarizasoares @gmail. com!! Parabéns! !

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite,sou a ivanilda estou trabalhando com os animais com ficha e técnicas a semana passada minha coordenadora,me pediu para desenvolver um projeto com os animais, para que os 2 anos se aprofunda em mais animais.
    Gostaria de receber o seu projeto.
    Desde já agradeço a sua colaboração.

    ResponderExcluir
  9. Meu endereço ivanildavieira72@gmail.com
    Se não for encomendar me envia o seu projeto será muito útil para o meu 2anos.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de usar na minha turma seu projeto ,vc poderia me ajudar enviando pra meu email?

    ResponderExcluir
  11. seu projeto é maravilhoso, gostaria de utilizar em minha sala.
    envia pra mim no meu e-meio
    desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  12. Excelente projeto! Parabéns 👏👏👏
    Seria possível enviar o arquivo no meu email?

    ResponderExcluir
  13. Olá, me chamo Michele, fiquei muito encantada com seu projeto. Sou professora de educação infantil, e atualmente estou trabalhando com a turma do G IV e V, os quais por meio de sondagens sobre qual assunto mais interessavam, tive o diagnóstico da turma, e o seu projeto encaixa perfeitamente no contexto do diagnóstico. Então queria pedir se possível, me enviar seu projeto por e-mail, desde já agradeço.

    ResponderExcluir