quinta-feira, 16 de abril de 2009

Projeto: Bichonário

Projeto: Bichonário

Justificativa:

O Projeto surgiu após uma roda da conversa, onde os alunos contaram o que gostavam de fazer, alguns citaram brincar com seu animal de estimação e outros só para entrar na conversa começaram a dizer o que gostariam de ter, mas que as famílias não deixavam. Durante a conversa também surgiu comentário sobre alimentação e cuidados. Alguns citaram que gostariam de ter bichos do zoológico. Sendo assim, resolvi realizar este projeto visando ampliar as informações que eles possuem, aproveitando o interesse pelo assunto.

Objetivos:

Possibilitar as crianças identificar as características de cada animal, seus habitats, sua alimentação, seus cuidados e sua importância para o equilíbrio do ecossistema e sua preservação.

O que se espera que o aluno aprenda:

Definir de diversos animais suas próprias características;

Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade ( locais onde vivem, sua alimentação, sua utilidade para o homem, e outras peculiaridades relativas a cada espécie).

Utilize todo o conteúdo do estudo em prol da sua alfabetização, do conhecimento científico e raciocínio matemático.

Objetivos específicos:

Língua portuguesa:

  • Saber participar, ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto, desenvolvendo assim sua oralidade e seu senso crítico;
  • Aprender os conteúdos conceituais (alfabeto,ordem alfabética,uso de letras maiúsculas e minúsculas,vogais e consoantes,segmentação de escrita, separação de sílabas, pontuação, substantivos) dentro do contexto;
  • Participar das produções coletivas com mais informações;
  • Identificar diferentes tipos de textos ( textos informativos, fichas, poesias, música, fábulas, listas, textos coletivos);
  • Resolver cruzadinhas, caça-palavras;
  • Produzir diferentes gêneros textuais ( listas, descrições, textos coletivos e frases).

Matemática:

  • Quantidade
  • Numerais ( leitura e escrita)
  • Interpretação de gráficos ou tabelas
  • Adição
  • Subtração
  • Formas geométricas
  • Situações problemas
  • Ordem crescente, decrescente
  • Sucessor e antecessor
  • Maior e menor
  • Conjunto

Ciências Naturais e os temas transversais (natureza e sociedade, meio ambiente, ética e cidadania.

  • Moradia (habitat)
  • Órgãos do sentido
  • Alimentação
  • Conservação
  • A proteção da fauna
  • Animais em extinção
  • Partes do corpo e cobertura
  • O dia e a noite ( hábitos noturnos ou diurnos)
  • Diferenças entre os animais selvagens e domésticos
  • A família e os bichos de estimação
  • Locomoção dos animais ( Aquáticos, aéreos ou terrestres)
  • Classificação dos animais: Répteis, Anfíbios, mamíferos, aves , peixes e insetos.
  • Espécies extintas
  • Higiene e saúde (doenças transmitidas por animais)

História e Geografia:

  • Relacionar o presente, passado e futuro ( animais extintos e em extinção)
  • Exercer sua cidadania, preservando o meio ambiente
  • Localização do País de origem dos animais estudados e do seu País, Estado, cidade e bairro.
  • Animais da cidade e do campo, localizando-se no contexto.

Atividades:

· Leitura de Textos Informativos

· Pesquisa na internet

· Jogos diversos

· Quebra-cabeça

· Cruzadinha

· Ligue-pontos

· Recorte e colagem

· Caça-palavras

· Pinturas

· Listagens

· Mímicas

· Dobraduras

· Máscaras

· Escrita espontânea

· Filmes

· Ditado diagnóstico

· Painéis

· Gráficos

· Situações problemas

· Teatro de fantoches

· Animais com sucata

· Tangran

Material didático/ recursos:


· Livros didáticos e para didáticos;

· CDs/ som

· Televisão/filmes/DVD

· Papéis diversos ( cartolina, crepom,laminado, papel cartão, sulfite, papel dobradura)

· Internet/computador/softwares

· Folhas xerocadas

· Folhas mimeografadas

· Tintas e pincéis

· Lápis coloridos e giz de cera

· Hidrocor

· Máquina fotográfica

· Painéis

· Revista/ jornais

· Livros de literatura infantil

· Textos informativos

· Cola branca

· Cola quente

· Tesoura de picotar

· Tesouras

· Fichas, figuras

· Tecidos

· E.V.A

· Material dourado

· Alfabeto móvel

· Fantoches

· Jogos diversos

· Sucatas


Passeios:

· Zoológico Municipal de Bauru

· Jardim Botânico de Bauru

· Duratex - Agudos

Filmes:

Filme

Animal estudado

Letra estudada

Bolt – O super cão

Cachorro- gato

C, G

Horton e o Mundo dos quem!

Elefante

E

Garfield

Gato- cachorro

G ,C

Madagascar

Hipopótamo-girafa-leão-zebra

H Z

Rei leão

Leão e hienas

L

Tarzan

Macaco

M

Happy Feet -

Pinguim

P

O Cão e a raposa

Raposa

R

Procurando Nemo

Tartaruga

T

O Bicho Vai Pegar

Urso

U

O segredo dos animais

Vaca

V

Madagascar 2

Zebra-leão-hipopótamo-girafa

Z

Produto final: Álbum dos animais e Portfólio Digital (relatos, atividades e fotos).

Um comentário:

  1. Gostaria de usar sua ideia com meus alunos da educação infantil. Creio que será muito produtivo com eles.
    Rosana

    ResponderExcluir