quinta-feira, 16 de abril de 2009

Projeto: Bichonário

Projeto: Bichonário

Justificativa:

O Projeto surgiu após uma roda da conversa, onde os alunos contaram o que gostavam de fazer, alguns citaram brincar com seu animal de estimação e outros só para entrar na conversa começaram a dizer o que gostariam de ter, mas que as famílias não deixavam. Durante a conversa também surgiu comentário sobre alimentação e cuidados. Alguns citaram que gostariam de ter bichos do zoológico. Sendo assim, resolvi realizar este projeto visando ampliar as informações que eles possuem, aproveitando o interesse pelo assunto.

Objetivos:

Possibilitar as crianças identificar as características de cada animal, seus habitats, sua alimentação, seus cuidados e sua importância para o equilíbrio do ecossistema e sua preservação.

O que se espera que o aluno aprenda:

Definir de diversos animais suas próprias características;

Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade ( locais onde vivem, sua alimentação, sua utilidade para o homem, e outras peculiaridades relativas a cada espécie).

Utilize todo o conteúdo do estudo em prol da sua alfabetização, do conhecimento científico e raciocínio matemático.

Objetivos específicos:

Língua portuguesa:

  • Saber participar, ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto, desenvolvendo assim sua oralidade e seu senso crítico;
  • Aprender os conteúdos conceituais (alfabeto,ordem alfabética,uso de letras maiúsculas e minúsculas,vogais e consoantes,segmentação de escrita, separação de sílabas, pontuação, substantivos) dentro do contexto;
  • Participar das produções coletivas com mais informações;
  • Identificar diferentes tipos de textos ( textos informativos, fichas, poesias, música, fábulas, listas, textos coletivos);
  • Resolver cruzadinhas, caça-palavras;
  • Produzir diferentes gêneros textuais ( listas, descrições, textos coletivos e frases).

Matemática:

  • Quantidade
  • Numerais ( leitura e escrita)
  • Interpretação de gráficos ou tabelas
  • Adição
  • Subtração
  • Formas geométricas
  • Situações problemas
  • Ordem crescente, decrescente
  • Sucessor e antecessor
  • Maior e menor
  • Conjunto

Ciências Naturais e os temas transversais (natureza e sociedade, meio ambiente, ética e cidadania.

  • Moradia (habitat)
  • Órgãos do sentido
  • Alimentação
  • Conservação
  • A proteção da fauna
  • Animais em extinção
  • Partes do corpo e cobertura
  • O dia e a noite ( hábitos noturnos ou diurnos)
  • Diferenças entre os animais selvagens e domésticos
  • A família e os bichos de estimação
  • Locomoção dos animais ( Aquáticos, aéreos ou terrestres)
  • Classificação dos animais: Répteis, Anfíbios, mamíferos, aves , peixes e insetos.
  • Espécies extintas
  • Higiene e saúde (doenças transmitidas por animais)

História e Geografia:

  • Relacionar o presente, passado e futuro ( animais extintos e em extinção)
  • Exercer sua cidadania, preservando o meio ambiente
  • Localização do País de origem dos animais estudados e do seu País, Estado, cidade e bairro.
  • Animais da cidade e do campo, localizando-se no contexto.

Atividades:

· Leitura de Textos Informativos

· Pesquisa na internet

· Jogos diversos

· Quebra-cabeça

· Cruzadinha

· Ligue-pontos

· Recorte e colagem

· Caça-palavras

· Pinturas

· Listagens

· Mímicas

· Dobraduras

· Máscaras

· Escrita espontânea

· Filmes

· Ditado diagnóstico

· Painéis

· Gráficos

· Situações problemas

· Teatro de fantoches

· Animais com sucata

· Tangran

Material didático/ recursos:


· Livros didáticos e para didáticos;

· CDs/ som

· Televisão/filmes/DVD

· Papéis diversos ( cartolina, crepom,laminado, papel cartão, sulfite, papel dobradura)

· Internet/computador/softwares

· Folhas xerocadas

· Folhas mimeografadas

· Tintas e pincéis

· Lápis coloridos e giz de cera

· Hidrocor

· Máquina fotográfica

· Painéis

· Revista/ jornais

· Livros de literatura infantil

· Textos informativos

· Cola branca

· Cola quente

· Tesoura de picotar

· Tesouras

· Fichas, figuras

· Tecidos

· E.V.A

· Material dourado

· Alfabeto móvel

· Fantoches

· Jogos diversos

· Sucatas


Passeios:

· Zoológico Municipal de Bauru

· Jardim Botânico de Bauru

· Duratex - Agudos

Filmes:

Filme

Animal estudado

Letra estudada

Bolt – O super cão

Cachorro- gato

C, G

Horton e o Mundo dos quem!

Elefante

E

Garfield

Gato- cachorro

G ,C

Madagascar

Hipopótamo-girafa-leão-zebra

H Z

Rei leão

Leão e hienas

L

Tarzan

Macaco

M

Happy Feet -

Pinguim

P

O Cão e a raposa

Raposa

R

Procurando Nemo

Tartaruga

T

O Bicho Vai Pegar

Urso

U

O segredo dos animais

Vaca

V

Madagascar 2

Zebra-leão-hipopótamo-girafa

Z

Produto final: Álbum dos animais e Portfólio Digital (relatos, atividades e fotos).

3 comentários:

  1. Gostaria de usar sua ideia com meus alunos da educação infantil. Creio que será muito produtivo com eles.
    Rosana

    ResponderExcluir
  2. Oi que projeto maravilhoso, gostaria de aplicar na minha turma. Você poderia enviar pelo email.
    wilhysandra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Oi que projeto maravilhoso, gostaria de aplicar na minha turma. Você poderia enviar pelo email.
    wilhysandra@hotmail.com

    ResponderExcluir