Este blog é uma ferramenta de relatos de experiências, pois, estou desenvolvendo um projeto semestral, que passou a ser anual, que é o Bichonário. As atividades postadas aqui foram trabalhadas no segundo ano em que trabalho, uma turminha nota 10!!! que ama os animais assim como eu....
quinta-feira, 16 de abril de 2009
Projeto: Bichonário
Projeto: Bichonário
Justificativa:
O Projeto surgiu após uma roda da conversa, onde os alunos contaram o que gostavam de fazer, alguns citaram brincar com seu animal de estimação e outros só para entrar na conversa começaram a dizer o que gostariam de ter, mas que as famílias não deixavam. Durante a conversa também surgiu comentário sobre alimentação e cuidados. Alguns citaram que gostariam de ter bichos do zoológico. Sendo assim, resolvi realizar este projeto visando ampliar as informações que eles possuem, aproveitando o interesse pelo assunto.
Objetivos:
Possibilitar as crianças identificar as características de cada animal, seus habitats, sua alimentação, seus cuidados e sua importância para o equilíbrio do ecossistema e sua preservação.
O que se espera que o aluno aprenda:
Definir de diversos animais suas próprias características;
Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade ( locais onde vivem, sua alimentação, sua utilidade para o homem, e outras peculiaridades relativas a cada espécie).
Utilize todo o conteúdo do estudo em prol da sua alfabetização, do conhecimento científico e raciocínio matemático.
Objetivos específicos:
Língua portuguesa:
- Saber participar, ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto, desenvolvendo assim sua oralidade e seu senso crítico;
- Aprender os conteúdos conceituais (alfabeto,ordem alfabética,uso de letras maiúsculas e minúsculas,vogais e consoantes,segmentação de escrita, separação de sílabas, pontuação, substantivos) dentro do contexto;
- Participar das produções coletivas com mais informações;
- Identificar diferentes tipos de textos ( textos informativos, fichas, poesias, música, fábulas, listas, textos coletivos);
- Resolver cruzadinhas, caça-palavras;
- Produzir diferentes gêneros textuais ( listas, descrições, textos coletivos e frases).
Matemática:
- Quantidade
- Numerais ( leitura e escrita)
- Interpretação de gráficos ou tabelas
- Adição
- Subtração
- Formas geométricas
- Situações problemas
- Ordem crescente, decrescente
- Sucessor e antecessor
- Maior e menor
- Conjunto
Ciências Naturais e os temas transversais (natureza e sociedade, meio ambiente, ética e cidadania.
- Moradia (habitat)
- Órgãos do sentido
- Alimentação
- Conservação
- A proteção da fauna
- Animais em extinção
- Partes do corpo e cobertura
- O dia e a noite ( hábitos noturnos ou diurnos)
- Diferenças entre os animais selvagens e domésticos
- A família e os bichos de estimação
- Locomoção dos animais ( Aquáticos, aéreos ou terrestres)
- Classificação dos animais: Répteis, Anfíbios, mamíferos, aves , peixes e insetos.
- Espécies extintas
- Higiene e saúde (doenças transmitidas por animais)
História e Geografia:
- Relacionar o presente, passado e futuro ( animais extintos e em extinção)
- Exercer sua cidadania, preservando o meio ambiente
- Localização do País de origem dos animais estudados e do seu País, Estado, cidade e bairro.
- Animais da cidade e do campo, localizando-se no contexto.
Atividades:
· Leitura de Textos Informativos
· Pesquisa na internet
· Jogos diversos
· Quebra-cabeça
· Cruzadinha
· Ligue-pontos
· Recorte e colagem
· Caça-palavras
· Pinturas
· Listagens
· Mímicas
· Dobraduras
· Máscaras
· Escrita espontânea
· Filmes
· Ditado diagnóstico
· Painéis
· Gráficos
· Situações problemas
· Teatro de fantoches
· Animais com sucata
· Tangran
Material didático/ recursos:
· Livros didáticos e para didáticos;
· CDs/ som
· Televisão/filmes/DVD
· Papéis diversos ( cartolina, crepom,laminado, papel cartão, sulfite, papel dobradura)
· Internet/computador/softwares
· Folhas xerocadas
· Folhas mimeografadas
· Tintas e pincéis
· Lápis coloridos e giz de cera
· Hidrocor
· Máquina fotográfica
· Painéis
· Revista/ jornais
· Livros de literatura infantil
· Textos informativos
· Cola branca
· Cola quente
· Tesoura de picotar
· Tesouras
· Fichas, figuras
· Tecidos
· E.V.A
· Material dourado
· Alfabeto móvel
· Fantoches
· Jogos diversos
· Sucatas
Passeios:
· Zoológico Municipal de Bauru
· Jardim Botânico de Bauru
· Duratex - Agudos
Filmes:
Filme | Animal estudado | Letra estudada |
Bolt – O super cão | Cachorro- gato | C, G |
Horton e o Mundo dos quem! | Elefante | E |
Garfield | Gato- cachorro | G ,C |
Madagascar | Hipopótamo-girafa-leão-zebra | H Z |
Rei leão | Leão e hienas | L |
Tarzan | Macaco | M |
Happy Feet - | Pinguim | P |
O Cão e a raposa | Raposa | R |
Procurando Nemo | Tartaruga | T |
O Bicho Vai Pegar | Urso | U |
O segredo dos animais | Vaca | V |
Madagascar 2 | Zebra-leão-hipopótamo-girafa | Z |
Produto final: Álbum dos animais e Portfólio Digital (relatos, atividades e fotos).